Benefícios do Chá Mate – Conheça suas Propriedades e Para que Serve

O chá mate é uma das bebidas mais conhecidas e utilizadas no mundo. Possui diversos benefícios e também é procurado por pessoas que estão em busca de alguma receita diferente para perder peso.

O que é Chá Mate?

Chá mate é uma bebida que pode ser consumida tanto quente quanto gelada. É uma infusão feita com erva-mate tostada em água fervente. Essa é a forma tradicional, porém hoje em dia, também é produzido e vendido industrialmente.

É uma bebida tradicional da América do Sul, que possui um sabor suave e amargo, que também tem as mesmas propriedades do chimarrão, que é tradição principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Para que serve o Chá Mate?

O chá mate possui diversas propriedades dentro das suas substâncias bioativas, além de possuir também cafeína na sua composição. Tem sido objeto de estudo nos últimos anos sobre estas propriedades existentes e em tudo que pode contribuir, ou não, para a nossa saúde.

É um excelente diurético e pode ser um ótimo estimulante, ajudando os praticantes de atividades esportivas. Além de hidratar pode ajudar a evitar a fadiga, colaborando para que os músculos e nervos possam estar preparados para o exercício físico.

Quais os Benefícios do Chá Mate?

Dentre seus benefícios, o chá mate ajuda a reduzir o colesterol e é um excelente controlador da diabetes, reduzindo o índice de glicose no sangue ao ser consumido com maior frequência.

Outro benefício é a sua ação diurética, ajudando a eliminar substâncias tóxicas e diminuindo o inchaço. Ajuda também a reduzir a gordura no fígado e nas artérias, ajudando o coração a funcionar melhor.

Além de tudo isso, também ajuda a queimar mais calorias e é considerado uma excelente bebida antioxidante, devido ao combate aos radicais livres que influenciam no envelhecimento das nossas células.

Chá Mate Emagrece?

Por possuir propriedades termogênicas, o chá mate pode contribuir sim para o emagrecimento. Mas, para que isso aconteça, segundo estudos, a recomendação é para que se beba mais ou menos 1 litro de chá diariamente, em determinados horários e não junto com a alimentação.

O chá mate possui cafeína, e se for acompanhado das refeições, pode causar uma certa dificuldade na absorção de proteínas, cálcio e ferro presentes nos alimentos.

Além disso, o chá mate também funciona como um inibidor de apetite natural, fazendo assim, com que haja uma maior lentidão no esvaziamento do estômago levando a pessoa a consumir uma menor quantidade de comida durante as refeições.

benefícios do chá mate

Propriedades do Chá Mate

  • diminui o apetite
  • auxilia no controle do diabetes
  • antioxidante
  • diurético
  • ajuda a controlar o colesterol
  • termogênico
  • estimulante
  • emagrecedor
  • hidratante

Contraindicações do Chá Mate

Há apenas duas contraindicações simples para o consumo do chá mate: ele não é recomendado para se beber à noite, devido à cafeína presente na sua composição, e para pessoas hipertensas.

O consumo é livre, mas, lembrando como sempre, que qualquer busca por emagrecimento deve ser acompanhada de um profissional, como um médico ou nutricionista, que irá indicar a melhor forma de realizar uma dieta para perder peso sem a possibilidade de causar algum problema para a sua saúde mais adiante.

Custom Search
Compartilhar: