Amaranto – Para que Serve, Benefícios e Propriedades

Amaranto - Propriedades e Benefícios

amaranto pode ser considerado um alimento completo, entre diversos alimentos com grande valor nutritivo para saúde e bem estar geral, capaz de proporcionar enormes benefícios ao organismo e garantir melhorias em todo o corpo.

O que é Amaranto

O amaranto é um grão pertencente à família Amaranthaceae e se destaca entre diversos outros cereais pelo seu balanço nutricional, sendo rico em vitamina C, proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, fósforo, zinco e magnésio.

Aliado das dietas, o alimento é rico em fibras solúveis, que gera mais saciedade, regula o trato intestinal e elimina a sensação de inchaço, sendo um ótimo ingrediente para compor qualquer dieta.

Propriedades do Amaranto

amarantoO maior destaque na sua composição é seu alto teor de proteína, contando com alto valor biológico entre suas propriedades.

O alimento é uma das melhores opções para dietas vegetarianas, cardápios para idosos e pratos para praticantes de atividades físicas, graças ao seu teor de cálcio, que é notoriamente maior do que de outros cereais.

Amaranto Tabela Nutricional

Os valores abaixo, são referentes a cada 45 gramas do grão:

  • Cálcio – 72 mg (que ao lado do magnésio e do fósforo, compõe uma corrente de nutrientes ideais para a saúde dos ossos e dos dentes),
  • Ferro – 3,42 mg (as boas quantidades presentes do elemento são essenciais, pois graças ao mineral, o corpo é impedido de enfrentar doenças como anemias),
  • Zinco – 1,29 mg (a substância é autora de diversas ações enzimáticas, servindo como ferramenta para facilitar o metabolismo e a organização do corpo),
  • Fibras – 3 g (suas variadas fibras colaboram com a sensação de saciedade e com a perda de peso, melhorando, ainda, o trânsito intestinal),
  • Vitamina C – 1,9 mg (principal elemento na luta contra gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico).

Elementos como lipídeos, sódio, potássio, tiamina, vitamina E, entre outros, também estão somados à composição nutritiva do amaranto.

Para que Serve o Amaranto

Além das vantagens citadas acima, o amaranto também conta com outros prós que podem ser adquiridos na ingestão desse cereal. Um destes benefícios é sua disponibilidade de consumo para celíacos (pessoas alérgicas a glúten), sendo um alimento que não contém glúten.

Como fonte de fibras, assim como a quinoa, o alimento é útil no controle da flora intestinal, ajudando ainda na redução da pressão arterial.

Seu poder antioxidante ajuda a retardar o envelhecimento precoce, contribuindo também com a manutenção da massa muscular e com a redução do colesterol.

Benefícios do Amaranto

  • Auxilia no ganho de massa muscular;
  • Favorece o controle da pressão arterial;
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Ajuda no controle do colesterol;
  • Previne contra osteoporose;
  • Combate os radicais livres, devido ao seu poder antioxidante.

Amaranto emagrece?

Devido à quantidade de fibras, que mantém o corpo saciado por mais tempo e diminui a retenção de líquidos, o amaranto ajuda no processo de perda de peso.

O alimento conta com vários benefícios que podem melhorar bastante a vida de qualquer pessoa. Entre pesquisas preliminares feitas por especialistas na área de nutrição, foi observado também o potencial do grão em melhorias do sistema imunológico, além de ser efetivo no combate e prevenção do câncer.

Veja também: Como Emagrecer com Saúde

Como consumir o Amaranto

O amaranto pode ser consumido de diversas maneiras: adicionado a vitaminas, salada de frutas, iogurtes, saladas e como substituto da farinha branca em bolos, tortas etc.

Não existe uma quantidade específica de consumo, mas nutricionistas sugerem 45 g (3 colheres de sopa) diárias.

Contra indicações do Amaranto

O amaranto não é recomendado a diabéticos, pois possui carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, é absorvido rapidamente pelo organismo, o que eleva a taxa de glicose no sangue, podendo agravar o quadro de diabetes.

Onde encontrar o Amaranto?

Você pode encontrar o amaranto em lojas e produtos naturais e em supermercados.

Links úteis:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


2 + 5 =

emagrecer em 30 dias