Benefícios do Agar-Agar – O Que é – Para Que Serve – Como Usar

O Ágar-Ágar é uma fonte natural de vitaminas: A, B1, B2, C e D. Auxilia o organismo na produção de colágeno, que fortalece os cabelos e a pele, ajuda a prevenir contra celulite, combate estrias, previne e retarda o aparecimento de rugas e as linhas de expressão no rosto.

Ágar-Ágar, o que é?

O Ágar-Ágar (agarose ou ágar) é uma substância gelatinosa extraída de algumas espécies de algas marinhas vermelhas. Composta basicamente de fibras (94%), celulose e sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, iodo, selênio, zinco e potássio).

Possui baixíssima quantidade de proteínas e, praticamente, não tem calorias, sendo muito indicado em dietas de emagrecimento devido a sua alta capacidade de absorção de água, o que mantém o corpo saciado por mais tempo.

Veja também: Óleo de Coco na Pele

Para que serve o Ágar-Ágar

O Ágar-Ágar é bastante utilizado na culinária, em substituição à gelatina comum por ser um produto natural, sem conservantes, sem cheiro e atóxico. Ele não se dissolve em água fria, mas absorve 20 vezes o seu peso em água, quando adicionado à água quente.

Depois de dissolvido, o ágar-ágar não precisa ser levado à geladeira, ele tem a capacidade de tomar forma de gelatina em temperatura ambiente e não altera o sabor dos alimentos. É muito usado em pudins, bolos, sucos e doces em geral.

Benefícios do Ágar-Ágar

  • Auxilia no processo de emagrecimento,
  • Proporciona mais elasticidade à pele,
  • Retarda o aparecimento de rugas e sinais de expressão,
  • Fortalece cabelos e unhas,
  • Ajuda a combater estrias,
  • Ajuda a evitar celulite,
  • Combate a flacidez da pele após a perda de peso,
  • Previne contra prisão de ventre, mantendo os intestinos regulados, devido ao seu efeito laxativo,
  • Mantém a saciedade por mais tempo, diminuindo o apetite,
  • Fortalece os músculos, ligamentos e tendões,
  • Diminui a retenção de líquidos,
  • Elimina as toxinas

Ágar-Ágar no emagrecimento

Devido ao seu alto teor de fibras, ao ser ingerido o agar-agar absorve três vezes o seu peso em água, transforma-se num gel e mantém o corpo mais tempo saciado, efeito semelhante ao da psyllium chlorella.

O agar-agar não tem calorias, o que favorece qualquer tipo de dieta de emagrecimento.

Veja como acelerar o metabolismo e queimar mais gorduras com o treino Q48.

Como usar Agar-Agar

O ágar-agar é encontrado nas formas de cápsulas, pó e tiras secas de alga. Pode ser usado em gelatinas doces e salgadas, sucos, chás e sopas.

Chá de Ágar-Ágar

O preparo do chá é bastante simples, basta adicionar uma colher de chá de pó de ágar-ágar em água quente e beber. Se preferir, pode adicionar o ágar em seu chá preferido, já que ele não tem sabor.

Benefícios do Agar Agar - O Que é - Para Que Serve - Como Usar

Gelatina de Ágar-Ágar

Preparar a gelatina de ágar-ágar também é muito fácil, é só colocar uma colher de chá de ágar em 1 copo de suco natural da sua preferência.

Coloque a mistura em um recipiente resistente ao calor (caneco ou panela), leve ao fogo, mexendo sempre até ferver. Não precisa levar à geladeira, apenas deixe esfriar e estará pronto para consumir.

Tem efeitos colaterais?

Apesar do Ágar-Agar ter propriedades laxativas, se consumido em excesso, pode causar efeito contrário devido a sua alta concentração de fibras, que pode causar constipação.


 

ebook_10_melhores-sucos-detox-para-emagrecer

Baixe GRÁTIS o Ebook  "10 Melhores Sucos Detox para Emagrecer"!image/svg+xml
Compartilhe esse artigo e tenha acesso imediato ao Ebook GRÁTIS!



Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.