Benefícios de uma Alimentação Saudável

Um dos motivos que as pessoas mais usam para justificar que as tentativas de dietas falham e deixam de aproveitar os benefícios de uma alimentação saudável é a monotonia e, com ela, a falta de motivação para emagrecer.

Muitas pessoas simplesmente não sabem como manter uma dieta interessante, saborosa e saudável dia após dia, e isso pode ser um grande desafio.

Veja também: Como Emagrecer com Saúde

No entanto,  dada a enorme variedade de frutas, legumes, cereais integrais, carnes e outros alimentos saudáveis no supermercado ou feira local, é definitivamente possível criar refeições nutritivas que irão manter o tédio bem longe.

Sua chave para usufruir os benefícios de uma alimentação saudável

A chave para o sucesso de qualquer plano de alimentação saudável é comer o que quiser, mas com moderação quando se trata de alimentos menos saudáveis.

Melhorar o seu nível de saúde não significa renunciar a um simples pedaço de bolo de chocolate, por exemplo. Isso significa, no entanto, limitar-se a uma única fatia. Uma dieta saudável contém todos os tipos de alimentos, incluindo hidratos de carbono, proteínas, gorduras etc.

A chave é escolher alimentos que fornecem a melhor combinação de sabor e nutrição. Afinal, se sua dieta consiste em alimentos que você odeia, ela não vai durar muito tempo.

Benefícios de uma alimentação saudável

A última revisão da pirâmide alimentar contém cinco principais grupos de alimentos – grãos, legumes, frutas, leite e derivados e carnes e feijão. Ao escolher os alimentos a partir destes grupos, é importante comer uma grande variedade de alimentos de cada grupo alimentar.

Fazer isso não só vai lhe dar uma enorme variedade de opções, como irá fornecer o melhor equilíbrio nutricional também. Além disso, os micronutrientes amplamente conhecidos, tais como a vitamina A, vitamina D, vitamina C etc. estão presentes em quase todos os alimentos.

Eles também contêm uma boa variedade de macronutrientes, como gorduras, proteínas, fibras e água. Embora presente em quantidades extremamente pequenas, os micronutrientes são de vital importância para a boa saúde. Por isso, uma dieta variada e saudável é tão importante.

Além disso, ao escolher os alimentos de dentro dos vários grupos de alimentos, algumas escolhas são naturalmente melhores e mais saudáveis do que outras.

Por exemplo, preferir o leite desnatado em vez de leite integral é uma boa maneira de reduzir a ingestão de gorduras e calorias. E a escolha de aves ou carne magra é uma ótima maneira de obter a proteína que você precisa todos os dias, sem gordura, colesterol e calorias.

alimentação saudável benefíciosDa mesma forma, cereais e pães integrais são mais saudáveis do que aqueles feitos com farinha branca. Mesmo quando se trata de frutas e legumes, algumas escolhas são melhores do que outras.

Por exemplo, pêssegos enlatados em calda são desnecessários acrescentar à dieta, enquanto que os frescos são ótimos para uma boa nutrição.

Há uma tendência, atualmente, em adicionar vitaminas para fortificar os alimentos, isso às vezes pode ser uma boa maneira de maximizar a nutrição.

É importante lembrar, no entanto, que uma boa nutrição vem de uma dieta saudável, não de suplementos vitamínicos. Consumir um cereal fortificado com cálcio pode ser bom, mas a maior parte da sua ingestão de cálcio ainda deve vir de leite, produtos lácteos e vegetais de folhas verdes.

Escolhendo os melhores alimentos para obter os maiores benefícios de uma alimentação saudável

Conhecer os cinco principais grupos de alimentos e quanto comer  de cada um, todos os dias é apenas uma parte de uma alimentação saudável. A outra parte é escolher os melhores alimentos de dentro desses grupos. Isso significa escolher os cortes mais magros de carne vermelha, frutas e legumes mais frescos etc.

Mesmo com frutas e legumes, algumas escolhas são melhores que outras. É importante verificar as qualidades nutricionais das frutas e legumes que você compra e consome, por exemplo: comer um abacate todos os dias faz você consumir muitas gorduras e calorias.

Apesar de todas as frutas frescas serem saudáveis, consumir apenas um tipo, todos os dias, causa monotonia e você deixa de se beneficiar de outros nutrientes essenciais.

Uma forma de maximizar a nutrição e diminuir os custos é comprar frutas e legumes que estão na época. Frutas e legumes de época são geralmente um pouco mais baratos do que aqueles que vêm de longas distâncias e eles são geralmente muito mais frescos.

É claro que, dependendo de onde você mora, pode haver variedades de frutas e legumes que não estão disponíveis localmente, mas a variedade ainda pode ser grande para ajudar na sua alimentação saudável.

Isso tudo pode parecer redundante, mas os detalhes são importantes para aproveitar melhor os benefícios de uma alimentação saudável.

Veja também:

diabetes controlada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =