Benefícios da Lecitina de Soja – Indicações e Efeitos

A lecitina de soja é uma gordura vegetal e seu consumo proporciona vários benefícios ao organismo como perda de peso, diminuição do colesterol, aumento da capacidade cerebral, problemas de pele, entre outros.

Em determinados casos, a lecitina de soja tem grande utilidade, também, para a hidratação do tecido epitelial. Diante disso, é possível aplicar a substância diretamente sobre a pele com o intuito de sanar determinados transtornos, tais como a psoríase, o excesso de acne, o surgimento de eczema e também a seborréia (que nem sempre atinge a região do couro cabeludo).

Alguns Beneficios da Lecitina de Soja

  • Um dos nutrientes encontrados na lecitina de soja é um tipo de vitamina, que faz parte do complexo B, chamada Colina, que atua contra a toxicidade de uma substância chamada homocisteína, ajudando a proteger o coração.
  • A colina também ajuda o fígado a processar o excesso de gorduras, para utilizá-las como energia.
  • Por ser rica em ômega 3 e ômega 6, ela ajuda a combater dores de cabeça.
  • Estimula as atividades cerebrais melhorando a memória.
  • Combate o colesterol alto, diminuindo os riscos de problemas do coração.
  • Outra característica benéfica da lecitina de soja é a sua capacidade de facilitar os movimentos peristálticos do intestino, o que ajuda, e muito, o processo de digestão.

Lecitina de Soja Emagrece?

Apesar de ser um tipo de gordura, a lecitina de soja ajuda a acelerar o metabolismo e, aliada a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos regulares, favorece a perda de peso, mas apenas a suplementação de lecitina de soja não é capaz de proporcionar o tão buscado emagrecimento.

Efeitos Colaterais

O corpo tem capacidade de absorver a lecitina dos alimentos (não só da soja) em quantidades muito pequenas, não causando qualquer problema, porém seu consumo excessivo, através de suplementos em cápsulas, pode causar alguns efeitos colaterais como diarreia, dor abdominal, náuseas e, para quem sofre de pressão baixa, alguns sintomas são: visão turva, dificuldades de respiração, vômitos, tonturas e dores de cabeça.

O consumo da lecitina de soja deve ser indicado e acompanhado por médicos ou profissionais especializados para que quaisquer problemas relacionados ao seu consumo sejam evitados.

Ebook 150 Receitas Low Carb!

Compartilhar: