Astaxantina – Poderoso Antioxidante Natural

Astaxantina é um potente antioxidante, obtido de algas marinhas. Também é encontrada em crustáceos como lagosta e camarão e peixes como salmão selvagem e truta.

A astaxantina oferece diversos benefícios ao organismo humano como reduzir o aparecimento de rugas e sardas, combater a degeneração macular, doenças cardiovasculares, problemas renais como nefrite, Alzheimer e câncer.

O que é Astaxantina

É um carotenóide derivado das microalgas do gênero haematococus. Essa microalga produz a astaxantina para proteger contra a radiação ultravioleta e outros fatores nocivos presente no seu meio ambiente.

É um pigmento natural que dá a coloração rosada ao salmão e ao flamingo.

Sua ação anti-inflamatória faz com ela seja indicada para várias doenças reumatológicas e ortopédicas como síndrome do túnel do carpo, artrite reumatoide, cotovelo de tenista e várias outras doenças inflamatórias.

Atua de forma eficiente no combate ao diabetes méllitus, sindrome metabólica, nefrites (inflamações do rim), principalmente provocadas por mercúrio, ajuda no tratamento da infertilidade masculina e feminina e na saúde do fígado .

Benefícios da Astaxantina

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Combate a degeneração macular e previne várias doenças visuais como catarata e glaucoma;
  • Auxilia na prevenção doenças como Alzheimer;
  • Protege a pele contra a radiação solar (Raios UVA/UVB);
  • Fortalece as articulações e os ossos;
  • Melhora a memória e combate o envelhecimento precoce;
  • Forte ação anti-inflamatória;
  • Baixa a pressão arterial.

O impressionante efeito antioxidante da astaxantina se deve a vários motivos. Um deles é que é uma molécula que se dissolve tanto em gordura quanto em água (Anfifílico), podendo se difundir tanto na membrana (parede celular) quanto no líquido interior da célula.

Além de ser um super antioxidante, sendo 550 vezes mais potente que a vitamina E e 5.000 vezes mais potente que a vitamina C, a astaxantina consegue eliminar mais radicais livres sem se degradar.

Por exemplo, enquanto a vitamina C elimina 1 (um) radical livre por vez, a astaxantina consegue eliminar de 16 a 19 radicais livres de uma só vez sem perder suas características e sem se degradar.

A astaxantina atua também como protetor solar, mas como ela demora um pouco para se acumular no organismo, deve ser consumida algumas semanas (duas ou três) antes de se expor ao sol por muitas horas para ter o efeito desejado.

astaxantina

Efeitos colaterais

Segundo pesquisas feitas em animais, a astaxantina é bem tolerada em altas dosagens, porém convém ter alguns cuidados no consumo humano.

Quando consumida através dos alimentos (peixes e crustáceos) é considerada totalmente segura.

No caso de suplementos que contém astaxantina, desde que consumidas as quantidade indicadas, normalmente 6mg por dia, não foram detectados quaisquer efeitos indesejados.

Como tomar

A melhor forma de tomar astaxantina é associando sua ingestão com gorduras saudáveis como azeite de oliva, manteiga ghee, óleo de coco ou suplemento de ômega 3 enriquecido com astaxantina.


 

ebook_10_melhores-sucos-detox-para-emagrecer

Baixe GRÁTIS o Ebook  "10 Melhores Sucos Detox para Emagrecer"!image/svg+xml
Compartilhe esse artigo e tenha acesso imediato ao Ebook GRÁTIS!



Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.