Aroeira Para que Serve Como Fazer o Chá e Quais seus Benefícios

A aroeira mansa como a aroeira do campo, lentisco, mole e almecegueira são muito utilizadas para serem tomadas como chá ou para fazer banhos e compressas.

Diferente da aroeira selvagem, que causa urticária e irritação, essa planta já foi usada, inclusive, pelos jesuítas para preparar o Bálsamo das Missões.

Seu porte pequeno e folhas alongadas costumam não chamar a atenção à primeira vista, mas quem conhece a aroeira sabe da importância que ela tem como planta medicinal, principalmente por conta de sua propriedade antisséptica.

A planta é da família Anacardiácea e, no Brasil, recebe os nomes de aroeria vermelha, aroeira do Amazonas, Aguará-Ybá-Guassú, corneíba, aroeira folha de salso, anacauitam pimenteira do Peru, fruto-de-sabiá e pimenta rosa.

Suas folhas são aromáticas e podem ser encontradas flores pequenas, um fruto drupa, que é bem adocicado e chama a atenção do beija flor por conta de seu aroma.

Leia também: Como Emagrecer com Saúde

Benefícios da Aroeira

Além disso, a aroeira é também muito conhecida por propriedades antileucorreica, antidiarreica, balsâmica, emenagoga, adstringente, anti-inflamatória, tônica, bactericida, estomáquica, purgativa, fungicida e diurética.

Uma curiosidade é que no Peru, a Aroeira é usada para criar bebidas alcoólicas e vinagre. Suas folhas passam por um processo de fermentação. Além disso, a empresa que faz a bebida e tempero também usa a Aroeira para criar produtos como tônicos de limpeza fácil com ação bactericida.

Como fazer o chá de aroeira 

Para preparar o chá é simples. Basta adicionar 100 gramas do pó das cascas da aroeira em cerca de 1 litro de água fervente. Depois espere esfriar e tome de uma a três colheres por dia.

Você também pode fazer o chá com três pedaços da casca e ferver na água por cera de 15 minutos Depois deixe esfriar, coe e mantenha na geladeira para beber o chá durante o dia.

Aroeira - Para que serve - Benefícios do Chá

Para que serve o chá de aroeira

O chá também pode ser usado para tomar banho e curar afecções de pele e diminuir as dores do reumatismo.

A aroeira é conhecida na ajuda de problemas como azia, cistite, uretrite, gastrite, tosse, diarreia, bronquite, reumatismo, blenorragia, gota, dor de dente e dor Ciática.

Normalmente o chá é consumido uma vez ao dia, até que os sintomas melhorem. O chá de aroeira também ajuda no tratamento de doenças urinárias ou para melhorar o intestino quando comemos algo difícil de digerir.

Veja, também, os benefícios do grão de soja verde: Edamame.

 

%d blogueiros gostam disto: