Anabolizantes – O que são, Riscos e Efeitos

O apelo estético, fortemente presente em atletas de musculação, tem impulsionado cada vez mais o uso de anabolizantes sintéticos.

A busca pelo corpo bem definido e musculoso parece deixar de lado o bom senso e o cuidado com a saúde, no geral do contexto, uma vez que 90 % dos usuários de anabolizantes exageram na dose e causam danos irreversíveis no organismo.

Afinal, o que é anabolizante e como age?

O nome científico da droga é esteróides androgênicos anabólicos, um produto derivado do hormônio testosterona, que é o responsável principal, entre outras coisas, pelo crescimento físico, pela renovação de células, o fortalecimento dos ossos e dos músculos, além de definir as diferenças físicas características entre homem e mulher.

Quando usar Anabolizantes

O anabolizante, a testosterona, é usado clinicamente quando há a necessidade de aumentar a produção hormonal para ajustar uma deficiência que prejudica o crescimento ou em pacientes de doenças crônicas, como AIDS, que exigem a reposição do hormônio para controlar o peso.

Em todos os casos, a administração só é feita quando houve comprovação da doença e sob rigorosa atenção quando à dosagem.

Portanto, usar anabolizantes sem autorização médica, além de ser proibido legalmente, é correr o risco de desenvolver doenças crônicas mortais e de grande risco à saúde.

Malefícios dos Anabolizantes

Alguns dos muitos danos que o uso indiscriminado e sem autorização médica podem provocar no atleta:

  • Aumento de acne (entre homens e mulheres);
  • Queda de cabelos;
  • Alterações muito significativas no humor, com explosões de ira e descontrole emocional, paranóia, alucinação, comportamento agressivo;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Tumores no fígado e nos rins;
  • Retenção de líquidos;
  • Alteração nas cordas vocais.

Como se vê, o uso indiscriminado desse hormônio afeta significativamente tanto o lado emocional quanto o físico!

Nos homens, aparece aumento de mamas, calvície e redução de espermatozóides, câncer de próstata. Isso tudo, que não é pouco para se ignorar, acontece em adulto.

Já nas mulheres, o anabolizante modifica a aparência característica feminina cujo aspecto se torna um misto entre masculino e feminino, engrossando a voz, aumentando a quantidade dos pelos do corpo todo e interfere drasticamente nas funções menstruais, desregulando e não raro, suspendendo o ciclo enquanto não houver uma desintoxicação do organismo, livre da substância.

Em adolescentes, que ainda não completaram seu crescimento natural, os anabolizantes causam maturação óssea acelerada, aumento do apetite e crescimento dos órgãos sexuais além do normal, além de outras alterações.

Além disso, tudo, que parece um show clínico de horrores, os adeptos de anabolizantes geralmente não se preocupam com a higiene das seringas que usam durante as aplicações, compartilhando-as entre si e ajudando a disseminar, dessa forma, doenças como hepatite e HIV, entre outras menos perigosas, porém preocupantes.

Todos esses problemas ocasionados pelo uso da substância, cuja única finalidade é aumentar a musculatura de forma exagerada e diminuir o cansaço para aumentarem o tempo de treinamento, parece não influenciar de forma alguma os usuários.

Anabolizantes - O que são, Riscos e Efeitos

Toda semana, a mídia noticia casos de atletas, famosos ou anônimos, cujas vidas terminaram por esse motivo banal, dado aos exageros que cometeram usando uma droga que não é indicada para os fins que se destinam hoje dentro do cenário esportivo.

Casos de mortes por overdose de anabolizante sintético tornou-se normal e corriqueiro, num estilo de vida que deveria ser, antes de tudo, saudável e equilibrado.

Para suspender o uso do hormônio, exige-se uma rigorosa consulta médica com completa bateria de exames, a fim de identificar quais os órgãos afetados e como proceder para diminuir ou minimizar os danos causados no organismo, dependendo, é claro, do tempo e da dosagem em que se usou.

Para quem busca uma vida saudável, definitivamente esse não é o modo mais recomendado

 

%d blogueiros gostam disto: