
Tratando exclusivamente da alimentação saudável, um dos compostos que mais implicam nesta melhora é, sem dúvidas, as fibras – que inegavelmente possuem a tarefa de contribuir no correto funcionamento do organismo. Portanto, é essencial o consumo dos alimentos que tenham esse ingrediente em sua composição.
Além de contribuírem para o funcionamento regular do intestino, as fibras também detém outras peculiaridades que a colocam no rol dos alimentos tidos como obrigatórios em qualquer dieta.
A prevenção a doenças cardiovasculares, o diabetes mellitus, o controle do colesterol e maior sensação de saciedade, que auxilia no emagrecimento, são outros benefícios dos alimentos ricos em fibras.
Conheça, na lista abaixo, alguns deles.
TOP 7 Alimentos Ricos e Fibras
Frutas
Pera, abacate, maçã e goiaba são as frutas que mais possuem fibras solúveis em suas composições. Especialistas indicam que elas devem ser consumidas ao menos uma vez por dia – obrigatoriamente com a casca (com a exceção do abacate).
Batata Doce
Em média, a batata doce possui cerca de 5 gramas de fibra em uma unidade média, o que a torna um importante alimento a julgar por este aspecto.
Além das fibras, a batata doce também é extremamente rica em potássio, ferro e vitaminas (A, C e E).
Feijão Preto
A cada xícara de café cheia de feijão preto, contém cerca de 15g de fibras e, também, 15g de proteínas.
As proteínas e a alta quantidade de flavonoides, importante antioxidante, completam a grande mistura que acaba gerando a importância notável do feijão preto na dieta. Evite associá-lo a carnes gordurosas e bacon, com muita frequência.
Brócolis
Segundo os especialistas da área de saúde, cerca de 5 gramas de fibras são encontradas em cada xícara cheia de brócolis, o que comprova a sua imensa importância.
Além desta característica, o brócolis possui o rótulo de ser um importante instrumento de prevenção do câncer
Milho
O milho é um dos alimentos mais emblemáticos nesse assunto, dado a sua facilidade de ser encontrado e/ou preparado.
Na praia, substitua outros petiscos gordurosos, como o churros e o sorvete, e aposte no milho. Também há a facilidade de ser preparado em casa, de forma rápida e simples.
Abóbora
A abóbora é outro elemento que exerce importância na quantidade de fibras. Autoridades da área revelam que a cada xícara de abóbora cozida, 3 gramas de fibras são encontradas.
Além das fibras, a abóbora também oferece imensa quantidade de vitaminas A, C e E. O potássio também se faz presente.
Grãos
Ervilhas, lentilhas e grãos-de-bico são, também, importantes no que se refere a quantidade de fibras. Com isso, é possível que você possa alternar o consumo ao passar dos dias.
Dentre esses grãos, a ervilha é o alimento que mais oferece esta substância – cerca de 16,3 gramas de fibras a cada xícara.
O consumo regular de alimentos ricos em fibras (Agar-agar e psyllium) é excelente para o organismo, como um todo, só não se esqueça de tomar bastante água para não sobrecarregar o trato intestinal.
Vivemos numa sociedade em que a preocupação com o bem estar e saúde tem se tornado notória. É comum que a maioria das pessoas recorram a determinadas atividades que proporcionem essa tão desejada qualidade de vida.
Praticar exercícios físicos e se alimentar de forma saudável são as decisões que mais impactam em prol deste objetivo.
Índice do Conteúdo
Faça um comentário