Alimentos que fortalecem os dentes e ajudam na resistência do organismo

alimentos que fortalecem os dentes - fibras

O povo brasileiro é conhecido por seu sorriso fácil. Por isso, a preocupação em manter dentes saudáveis e esteticamente bonitos é um traço marcante do nosso comportamento.

Esse fato é reforçado pela alta procura de tratamentos com aparelhos ortodônticos e clareamento dentários.

Entretanto, outra característica da população brasileira se opõe aos cuidados com o sorriso.

A paixão por comida é algo evidente no nosso país, no entanto, a falta de cuidado com o que comemos também está presente por aqui.

Acontece que a alimentação interfere diretamente na saúde e aparência da nossa boca.

Por isso, tomar cuidado com o que comer e investir em certos alimentos é muito importante para a nossa saúde bucal.

Confira os alimentos que ajudam a fortalecer os dentes, assim como aumentar a resistência do organismo.

Os alimentos parceiros da saúde bucal

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que um bom plano odontológico é de grande ajuda na manutenção dos nossos dentes, já que com ele você pode ter acompanhamento contínuo com um dentista.

Fibras

alimentos que fortalecem os dentes - fibras

As fibras não são exatamente um alimento, mas estão presentes em muito deles.

Esse composto é fundamental para quem quer perder peso, pois limpa o organismo e elimina a gordura.

Quanto aos dentes, as fibras auxiliam na limpeza, evitando a formação de placas bacterianas.

Você pode encontrá-las em grãos, verduras, legumes e frutas. Fique atento pois alguns desse alimentos estarão na nossa lista!

Leite

alimentos que fortalecem os dentes - leiteO leite e seus derivados são ricos em cálcio, nutriente presente na composição dos dentes.

O cálcio, por sua vez, auxilia na formação e fortalecimento dos ossos, inclusive os que sustentam os nossos dentes.

O leite, também, é rico em proteínas, fósforo e ácido láctico, tornando-o fundamental no fortalecimento dos dentes e protegendo-os de substâncias ácidas.

 

Castanha-do-Pará

alimentos que fortalecem os dentes - castanha do para

A castanha-do-Pará é um poderoso alimento, capaz de evitar problemas cardíacos, no cérebro e prevenir o câncer, além de retardar o envelhecimento.

Esse alimento é, também, um importante aliado para a nossa saúde bucal.

Isso porque, a castanha-do-pará possui um óleo que forma uma película em volta dos dentes, prevenindo as placas bacterianas.

Alguns estudos, inclusive, mostram o benefício de incluir esse óleo na composição de pastas de dente.

Maçã

alimentos que fortalecem os dentes - maça

Essa é uma velha conhecida da saúde bucal. Você provavelmente cresceu ouvindo que comer maçã clareia os dentes, não é? Pois bem, esse boato é verdadeiro!

A maçã atua como um detergente, sendo assim, suas características químicas fazem com que ela limpe os dentes durante a mastigação.

Além disso, ela tem ferro e cálcio, substâncias que protegem o esmalte dos dentes, e, por ser fibrosa, massageia os tecidos da gengiva, aumentando a produção de saliva, o que  ajuda a evitar a formação de cáries. 

Queijos

alimentos que fortalecem os dentes - queijos

Sendo produzidos a partir do leite, os queijos são ricos em cálcio. Mas além disso, a gordura presente nesses alimentos possui diversos compostos que aderem ao esmalte dos dentes, protegendo-os dos ácidos da boca e da formação da placa bacteriana.

Peixes

alimentos que fortalecem os dentes - peixes

Os peixes são ricos em cálcio e algumas espécies também possuem alta concentração de vitamina D. A vitamina D ajuda na fixação do cálcio nos dentes, e, portanto, os deixa mais fortes.

O atum, a sardinha e o salmão são os mais indicados.

Chiclete

Sim, o chiclete é bom para a saúde dos dentes! Mas, calma, só aqueles sem açúcar.

Por isso, quando for comprá-los para mascar, procure por aqueles com Xilitol, um adoçante natural que substitui o açúcar e previne o aparecimento de cáries.

Além disso, o ato de mascar chiclete estimula a produção de saliva, o que elimina as bactérias que querem grudar nos dentes.

Vá ao dentista

Como dito anteriormente, o auxílio de um dentista é primordial para a saúde bucal. Afinal, apenas ele conseguirá  detectar quando algo está errado com nossos dentes e eles precisam ser fortalecidos.

Por isso, tenha um convênio odontológico para garantir que a sua boca receba o cuidado regular que merece com um profissional de confiança.

Caso você não saiba por onde começar, verifique se a sua empresa conta com um convênio odontológico empresarial ou pesquise por termos comodentista convênio”, eles te ajudarão a saber os tipos de planos existentes e qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Ideal Odonto.