Alimentos que Aliviam as Dores da Endometriose

alimentos que aliviam as dores da endometriose

A alimentação pode interferir diretamente no tratamento de doenças diversas.

Manter bons hábitos alimentares pode aliviar uma série de dores de diferentes origens, inclusive da endometriose, um problema enfrentado por muitas mulheres, que muitas vezes passa despercebido.

O que é endometriose?

A endometriose é o aparecimento de porções do endométrio, tecido de revestimento uterino, encontrados fora do órgão originário.

Os fragmentos que são encontrados fora do endométrio podem atingir os ovários, trompas e outros órgãos na mesma região, podendo causar uma série de complicações e dores devido ao deslocamento do tecido.

Os principais sintomas da endometriose são: cólicas intensas constantes, inchaço abdominal, dor para urinar ou evacuar, intestino desregulado, menstruação irregular e dificuldade para engravidar.

Alimentação no auxílio das dores

As dores e desconfortos frequentes causados pela endometriose podem ser aliviadas com uma boa alimentação.

O consumo e inclusão de alguns alimentos na rotina de mulheres que sofrem com essa doença pode ajudar a manter uma vida mais saudável, leve e priorizar o bem-estar dessas pacientes.

alimentos que aliviam as dores da endometriose

Conheça alimentos que auxiliam no alívio as dores causadas pela endometriose

Frutas cítricas

Laranja, limão e abacaxi são alguns exemplos de frutas cítricas que podem ser inclusas na alimentação com a finalidade de aliviar as dores causadas pela endometriose.

O auxílio que essas frutas disponibilizam aos incômodos é dado por serem ricas em beta-criptoxantina, um agente que permite ser transformada em vitamina A com o processo de ingestão e metabolização do alimento.

A vitamina A, por si, possui propriedades anti-inflamatórias, o que auxilia na redução das dores.

É ideal o consumo de uma porção de frutas cítricas diariamente.

Frutas vermelhas

Framboesa, morango e amora são alguns exemplos de frutas vermelhas que podem ser consumidas na rotina de uma mulher com endometriose.

Essas frutas apresentam uma grande quantidade de vitamina C em sua composição, esta que é um poderoso antioxidante, substâncias que evitam a ação prejudicial à saúde dos radicais livres sobre as células, auxiliando no tratamento de processos inflamatórios.

Semente de abóbora

Ainda tratando sobre alimentos antioxidantes, outro dos que pode ser incluso na alimentação rotineira de uma mulher com endometriose é a semente de abóbora.

Esse item é rico em diferentes formatos de vitamina E, poderoso antioxidante, que realiza o mesmo processo no organismo citado anteriormente.

Verduras e folhosos verdes

Os problemas no momento da evacuação, com a regularização do trânsito intestinal, podem ser minimizados ou até mesmo cessados de acordo com a gravidade.

As verduras e folhosos verdes são ótimas opções de alimentos para o intestino por conterem uma grande quantidade de fibras em sua composição, favorecendo as mulheres que possuem endometriose com fragmentos no sistema digestivo.

Frutos do mar

Os peixes, principalmente salmão, atum e sardinha, são ótimos alimentos para inclusão na alimentação de uma paciente com endometriose, pois são dotados de ômega 3, um dos ácidos graxos mais poderosos.

O principal benefício do ômega 3 no organismo é seu efeito anti-inflamatório e antioxidante, combinando duas grandes ações que foram abordadas.

Indica-se o consumo de frutos do mar pelo menos uma vez por semana.

Castanhas e amêndoas

Principalmente as versões comercializadas sem sal das castanhas e amêndoas pode ser muito benéfica para o alívio das dores da endometriose.

Esse grupo alimentar enquadra-se nos mesmos ácidos graxos dos frutos do mar: o ômega 3.

Além disso, com uma pequena porção ao dia, é possível garantir o consumo de fontes de vitamina E.

Há alimentos que aumentam as dores?

Alguns alimentos com forte potencial inflamatório podem trazer o efeito adverso aos pacientes, assim como itens com glúten (pães e bolos feitos com trigo), frituras e açúcares.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


16 + dezenove =