Alimentos para memória: 7 tipos de alimentos para ajudar a impulsionar a memória

Os alimentos para memória são a melhor opção se você está se sentindo esquecido, devido à falta de sono ou a uma série de outras razões, incluindo genética, nível de atividade física, estilo de vida e fatores ambientais.

O melhor menu para impulsionar a memória e a função cerebral estimula o bom fluxo sanguíneo para o cérebro – muito parecido com o que você come para nutrir e proteger o coração.

7 alimentos bons para memória e concentração

1. Mirtilos

De acordo com muitos especialistas, os mirtilos ajudam a proteger o cérebro do estresse e podem até reduzir os efeitos de doenças como o Alzheimer.

Em um experimento com ratos, os animais que foram alimentados com uma dieta rica em mirtilo tiveram melhor desempenho em testes que abordaram a memória do que os ratos que não tinham mirtilos em sua dieta.

2. Peixe

O tipo oleoso, para ser exato, como sardinha, truta e salmão. Enquanto o nome “peixes oleosos” realmente soam meio grosseiros, eles contêm ácidos graxos fundamentais que são bons para a saúde do corpo e do cérebro.

Como os mirtilos, os nutrientes desse tipo de peixe podem ajudar o cérebro a combater as doenças causadas pela perda de memória .

3. Espinafre

Lembre-se da experiência com ratos? Um experimento similar usando espinafre foi conduzido e, surpresa! Resultados semelhantes foram encontrados.

O espinafre pode ajudar a preservar o estado de alerta do cérebro e ajudar a defender contra o envelhecimento.

4. Abacate

Você provavelmente já ouviu falar que os abacates são gorduras saudáveis. Utilizado por muitos em vários tipos de receitas o abacate possui um sabor incrível, principalmente quando combinado com tortilla chips, mas você sabia que eles também são ótimos para o cérebro?

De acordo com estudos recentes de neurociência, o abacate pode ajudar a aperfeiçoar a concentração, e muitas outras funções cerebrais importantes.

5. Sementes De Girassol

As sementes de girassol estão cheias de gorduras poliinsaturadas ômega-3 e ômega-6 que nosso corpo (e especialmente o cérebro) tanto precisa para funcionar em bons níveis.

6. Chá de Ginkgo Biloba

As propriedades terapêuticas da planta de Ginkgo estão sendo utilizadas amplamente por muitos para o tratamento de doenças do sangue,  problemas de memória, o aumento da função cardiovascular e para melhorar a saúde dos olhos.

A folha de Ginko é um potencializador muito eficiente da saúde do cérebro em geral. Entre algumas das coisas pelas quais é responsável inclui:

  • Melhor fluxo sanguíneo para o cérebro para maior cognição
  • Promoção de um pensamento mais claro
  • Prevenção da morte de células cerebrais cruciais
  • Proteção do cérebro contra o envelhecimento e lesões
  • Comprometimento cognitivo reduzido em pacientes com doença de Alzheimer

7. Ostras

OK, sim, ostras são supostamente afrodisíacas. Nós todos sabemos isso. O que você pode não saber, porém, é que as ostras podem ajudar o cérebro também.

Ostras também têm aqueles ácidos graxos ômega-3 super úteis que o cérebro precisa. E sim, há todo esse fator sexy também, além de serem ótimos alimentos para o cérebro e memória.


Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.