Alimentos Não Saudáveis que devem ser Evitados

Os alimentos não saudáveis já fazem parte do nosso dia a dia e muitas pessoas se enganam ao acharem que estão ingerindo alimentos benéficos.

Existem alguns alimentos que muita gente acha que é saudável, tem o hábito de comer, acreditando que está fazendo um bem para o corpo mas na verdade, pelo contrário, é algo que com o tempo, provocam o efeito contrário.

Lista de 7 Alimentos Não Saudáveis que Devem ser Evitados

Barras de cereais

alimentos não saudáveis que devem ser evitados - barra de cereaisVistas como um ótimo lanchinho para a tarde por serem gostosas, terem fibras e dar uma enganada na fome, na verdade elas possuem grande quantidade de xarope de milho (muita frutose), gordura saturada, sódio e açúcar. Além do mais, muitas delas possuem mais de 350 calorias.

Assim, é necessário verificar a embalagem para ver do que ela realmente é feita. 

Dê preferência para as barras de frutas, que geralmente têm menos gorduras. Se o intuito é repor proteínas e carboidratos após um treino, prefira um queijo magro, bolacha de água e sal integral ou mesmo uma porção de granola.

Suco de caixinha

alimentos não saudáveis que devem ser evitados - suco de caixinhaMuitos desses sucos possuem tanto quanto, senão mais açúcar do que refrigerantes, além de uma grande quantidade de sódio. Adicionando corantes e aromas, estes sucos ficam mais artificiais ainda.

Sucos naturais, água e água de coco (que é um dos alimentos mais completos)  são alternativas muito mais saudáveis, que hidratam e sem as químicas das versões de prateleira.

No caso dos sucos naturais, ainda vale lembrar que são calóricos, então não exagere. Por exemplo, em um copo de suco de laranja existem 3 ou 4 frutas!

Peito de Peru

alimentos não saudáveis que devem ser evitados - peito de peruO peru é, em si, uma ótima fonte de proteína magra e também uma boa escolha para uma refeição mais light, sendo uma preferência nos lanches de alimentos saudáveis.

No entanto, o mais comum é comprar as versões de peru já prontas, fatiadas e embaladas e algumas vezes elas são muito carregadas em sódio e conservantes.

É possível encontrar algumas marcas contendo mais de um terço do consumo diário recomendado para um adulto. Portanto fique sempre atento ao rótulo e opte pelas marcas mais saudáveis.

Batata Assada (Baked Potatoes)

alimentos não saudáveis que devem ser evitados - batata assadaFacilmente encontradas nos shoppings, as batatas recheadas parecem também pertencerem à lista de alimentos saudáveis por serem naturais.

Elas são ricas em vitamina C, fibras e potássio e, além disso, têm em torno de 160 calorias.

No entanto, dificilmente você verá o prato sem manteiga, bacon, creme de leite, queijo e outros ingredientes que acabam adicionando muita gordura e elevando as calorias para 600.

Dê preferência às porções menores ou com ingredientes mais leves como frango cozido ou o peito de peru (sem muito sódio).

Saladas elaboradas

alimentos não saudáveis que devem ser evitados - saladas elaboradasSalada sempre esteve relacionado a alimentos saudáveis. Quem nunca pensou que tudo que envolve a palavra “salada” combina com dieta, emagrecer e perda de peso?

Saladas com frango, atum e camarão, no entanto, são frequentemente carregadas de maionese e outros molhos cheios de química, gordura e calorias.

Portanto fique de olho no tamanho da porção e ingredientes. Não adianta trocar a refeição por uma salada utilizando aqueles molhos prontos.

Dê uma olhada no rótulo deles e você verá que eles têm tantas calorias quanto um hamburger.

Mix de castanhas, nozes, amendoins etc

alimentos não saudáveis que devem ser evitados - mix de castanhas nozes amendoim etcCastanhas, nozes, amendoins, macadâmias etc. podem ser boas para a saúde, se consumidas moderadamente. Fazem bem ao coração, retardam o envelhecimento e garantem saciedade.

No entanto, geralmente têm muito sal adicionado, portanto é preciso que o consumo fique limitado a 30g por dia e, se possível, evitar os produtos com excesso de sal.

Frutas secas, por outro lado, geralmente são adoçadas e cheias de conservantes.

Se consumidos em grande quantidade, aumentam a pressão e ao invés de serem saudáveis, irão fazer mal ao organismo.

Nuggets

alimentos não saudáveis que devem ser evitados - nuggetsPor serem de frango ou peru, acredita-se que são saudáveis. Se tiverem “assado” no nome então, mais ainda.

No entanto, ele é empanado com farinha refinada e cheio de aditivos artificiais não saudáveis, com muita gordura e sódio.

Há um bom tempo, circula na internet um vídeo do renomado chef Jamie Oliver, mostrando como os nuggets são feitos.

Se a sua vida tem muitos alimentos industrializados ou não saudáveis, dê uma olhada nas dicas de sucos detox e como perder peso, que podem ser complementados ainda com exercícios físicos.

Veja como queimar gorduras rapidamente com o Treino Q48.


Atenção: O Dia de Saúde é um meio de divulgação, em linguagem acessível, sobre temas relacionados a saúde e bem estar. Toda a informação contida no site não deve ser utilizada para substituir qualquer diagnóstico ou prescrição médica. Recomendamos que o leitor sempre consulte um profissional de saúde.