Alimentação ou Suplementação? Suplementos podem Substituir Comida de Verdade?

Substituir comida de verdade por shakes de suplementos pode ser uma solução rápida e prática, mas apenas em uma ou outra situação de emergência. Isso pode ser ação esporádica, devido a correria do dia a dia a que estamos sujeitos, atualmente.

Assim como alguns excessos que nós cometemos às vezes, optar por suplementos em vez da alimentação sólida deve ser visto como algo “fora do comum” a que nos permitimos dentro de uma situação de emergência, mas não deve ser encarada como saudável ou algo que possa se tornar um hábito de alimentação.

Afinal, os suplementos são alimentos químicos e nossa melhor alimentação sempre será a natural, exatamente por ser a única fonte de nutrientes a não oferecer nenhum tipo de risco à saúde.

Os suplementos, quando tomados em substituição à alimentação sólida, freqüentemente acarretam inúmeros e graves problemas, como danos ao coração, deficiência de vitaminas necessárias ao organismo e sempre, oferecem uma maior quantidade de vitaminas que o corpo humano pode e precisa absorver causando deficiência aos rins e pâncreas.

Em atletas que desejam acelerar o processo de condicionamento físico, há estudos comprovando que, embora os músculos estejam fortes, rijos e perfeitamente modelados, órgãos como os rins, fígado, coração e pâncreas estão em processo infeccioso e em degeneração.

Nesse caso, parece ser mais um exemplo de que a perfeição estética sacrifica a saúde.

Se por um lado o mercado de produtos voltados para a boa forma física, em especial os de alimentação, crescem e disparam como um meteoro lucrativo, por outro, as informações sobre os riscos e benefícios disparam em igual medida.

A publicidade doura as pílulas dos suplementos, porque esse é o seu papel: vende-se bem qualquer coisa que esteja sorrindo, magra e bonita.

Portanto, antes de acreditar que uma dieta freqüente de suplementos pode substituir sem problemas a alimentação sólida e verdadeira (sim, os suplementos não constam como alimentos verdadeiros), faça o mais inteligente em favor do seu corpo: procure um especialista habilitado para conduzir sua alimentação, incluindo nela os suplementos de forma a beneficiar e não prejudicar.

Quando é benéfico usar suplementos?

Quando o treino é exaustivo e apenas a alimentação não consegue fornecer os carboidratos de alto índice glicêmico e de proteínas.

Geralmente, a dieta de um atleta consiste nos seguintes alimentos, já pensados e elaborados para fornecer todas as proteínas, vitaminas, sais minerais que seu corpo vai precisar:

  • Frango
  • Ovos 
  • Batatas
  • Leite e derivados desnatados.
  • Batata doce
  • Frutas
  • Grão de bico
  • Vegetais

São alimentos ricos em proteínas, porém não fornecem energia o suficiente para o desgaste da rotina esportiva e do dia a dia. Nesse caso, os suplementos são coadjuvantes perfeitos, como parceiros da alimentação. Quando unidos, alimentação e suplementos, os resultados se tornam mais equilibrados, a saúde agradece e o bem estar se mantém ativo.

Alguns atletas têm escolhido o caminho inverso: substituir a suplementação por alimentos naturais, que são analisados, balanceados e indicados de acordo com a rotina do esportista: quanto tempo treina, quantos dias de treino por semana, tipo físico, qual resultado espera alcançar durante o treino.

Para isso, é feito um estudo geral e um plano de atividades, tanto as desenvolvidas em academias quanto sobre a sua rotina domiciliar e assim, depois de analisados, a alimentação será receita de acordo com as necessidades do esportista, e no decorrer do seu progresso atlético, novas modificações vão sendo feitas, para acompanhar melhor as suas necessidades.

Alimentação ou Suplementação - Suplementos podem Substituir Comida de Verdade?

Tem sido grande o número de atletas que resolvem deixar de lado a alimentação química em favor da natural, mesmo que isso significa abrir mais tempo para o preparo de suas refeições e alguma mão de obra necessária, como levar marmitas, garrafas de sucos, chás e isotônicos naturais .

A preocupação com a saúde e os seus devidos cuidados está voltando à moda!

Ebook 150 Receitas Low Carb!

Compartilhar: