Alcachofra – Planta que emagrece, combate doenças e equilibra o sistema digestivo

Existem inúmeras plantas conhecidas que podem ajudar na manutenção da nossa saúde. Mas, temos uma, que pode estar presente, várias vezes, na sua alimentação e você nem tenha se dado conta do bem que ela pode fazer a você, a alcachofra.

Quer saber mais sobre ela? Então confira esta matéria que elaboramos para você com todas as informações necessárias.

Conheça a alcachofra

Também conhecida como alcachofra-hortense, é uma planta com caule, folhas e raízes, que possui bases carnosas e um receptáculo, o conhecido “coração de alcachofra”, que é rico em minerais.

Além de possuir várias formas de consumo, a alcachofra pode ser encontrada facilmente em supermercados, feiras e em lojas de produtos naturais. No caso das cápsulas, elas são encontradas nas farmácias.

Se você ainda não incluiu a alcachofra na sua dieta, ainda há tempo!  Essa planta carrega diversas propriedades benéficas para o bom funcionamento do organismo e na boa forma.

Alcachofra emagrece?

Você provavelmente já escutou alguém falar que a alcachofra é ótima para perder alguns quilinhos. Mas, será mesmo que alcachofra emagrece? Sim, mas indiretamente!

Por ser uma planta com propriedades laxativas e digestivas, que previnem a prisão de ventre e melhoram o funcionamento do trato digestivo, ela ajuda na perda de peso.

E não é só isso, a alcachofra é bastante utilizada em dietas com a finalidade de emagrecer, pois contém uma alta taxa de fibras, que garante a sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a compulsão alimentar, além de não contribuir com muitas calorias nas refeições.

Vale lembrar que apenas a alcachofra não te fará emagrecer. Ela apenas ajuda nesse processo. Para garantir bons resultados, é importante manter uma alimentação balanceada e apostar nos exercícios físicos diariamente.

Tratamento de doenças

A alcachofra é conhecida popularmente no auxílio ao combate de doenças como a anemia, reumatismo, problemas urinários, problemas no fígado, problemas renais, doenças cardíacas, retenção de líquidos, e entre outras…

Aonde ela mais é utilizada é no controle do colesterol, já que reduz a quantidade do LDL, também conhecido como o mau colesterol. Acredita-se que, consumindo essa planta regularmente, você consiga obter uma baixa significativa desse problema.

O sistema digestivo também pode se beneficiar muito com o consumo da alcachofra. Com o auxílio das propriedades laxativas, a planta evita prisões de ventre, inchaço, gases, cólicas, gases e até dores abdominais.

Muitas pessoas ainda usam a alcachofra como tratamento da “ressaca”, que nada mais é que o efeito do consumo excessivo de álcool.

Como ingerir

A alcachofra pode ser consumida em saladas (crua), cozida e em preparações com outros alimentos. Você também pode consumir o chá da planta ou fazer uso das cápsulas.

Alcachofra emagrece - benefícios

Chá de alcachofra

O chá da planta também conserva todas as vitaminas e minerais presentes nela e pode ser consumido regularmente, com exceção de grávidas e lactantes.

Se você se pergunta quais os benefícios do chá de alcachofra, eles são os mesmos citados anteriormente. No entanto, no caso do chá, você potencializa ainda mais o efeito diurético da planta.

Para fazer o chá, basta lavar folhas da planta e colocar para ferver em 1 litro de água. Deixe ferver por uns 5 minutos e desligue. Espere a bebida amornar tampada, coe e depois é só beber ao longo do dia.

a-saúde-brota-da-natureza

Compartilhar: