Sal rosa do Himalaia – Benefícios, Propriedades e Como Consumir

Extraído do interior das montanhas do Himalaia, depois de um pedaço de oceano ficar aprisionado em rochas, o Sal Rosa do Himalaia é considerado hoje o sal mais puro e saudável para usarmos na preparação dos alimentos.

A pureza desse sal é devido às camadas e mais camadas de lava, gelo e neve que formaram um escudo contra a poluição. Por não passar por nenhum processo de refinamento (diferente do sal comum), apenas ser seco no sol e embalado, ele se torna mais saudável para usarmos no dia a dia.

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia

Além de ser menos prejudicial à saúde, ele também oferece benefícios, como esses aqui:

  • Melhora no metabolismo
  • Evita a desidratação
  • Equilibra os eletrólitos
  • Previne câimbras musculares
  • Desintoxicante
  • Melhora a circulação sanguínea

Como consumir o Sal do Himalaia

Você pode substituir o atual sal que você usa pelo sal rosa do Himalaia, sem problemas. Use-o no que for necessário, como nas preparações de feijão, arroz, tempero da salada, etc.

Moderação SEMPRE!

Consumir o sal rosa do Himalaia contribuirá para o bom funcionamento do seu organismo. Mas, como qualquer outro sal, ele continua tendo sódio! Por isso, nada de exageros. A recomendação da OMS, é de apenas 6g por dia.

Mais minerais na sua composição

O que mais chama atenção no sal rosa do Himalaia é a sua coloração roseada. Essa cor é pela grande quantidade de minerais que existem na composição deste sal, mais de 80 tipos, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Alguns exemplos são o ferro, potássio, sódio, fósforo, iodo, magnésio, zinco, entre muitos outros… Essa é a principal diferença entre ele e o sal refinado. Enquanto o refinado (comum) só tem a presença de sódio e porções adicionadas de iodo sintético, o sal do Himalaia tem a metade de sódio que é encontrado no comum, e ainda é composto por diversos minerais.

Mas, vale lembrar: embora exista essa variedade de minerais no sal rosa do Himalaia, só a ingestão dele não é o suficiente para atingir as necessidades diárias desses nutrientes no organismo. A alimentação balanceada e rica em legumes, verduras, grãos e proteínas ainda é melhor!

Menos sódio na sua alimentação

No sal refinado encontramos 400mg de sódio em um 1g. No sal rosa do Himalaia apenas 230mg. Quase a metade, não é? E isto é ótimo!

O sódio é importante para o nosso corpo, desde que usado na quantidade certa. Em grandes quantidades, ele causa aumento da pressão arterial, aumenta os riscos de a pessoa ter um AVC, infarto, problemas com retenção de líquidos e inchaço.

Adeus Celulite

Compartilhar: