Hidroginástica Emagrece e Tonifica os Músculos

A hidroginástica emagrece e proporciona muitos benefícios ao corpo. Além de queimar muitas calorias, a hidroginástica tonifica a musculatura, devido à resistência da água, sem causar impacto, diminuindo os riscos de lesões nas articulações.

Muito indicada para pessoas obesas ou que estão acima do peso, que têm limitações de movimentos ou sensibilidade nas juntas, a hidroginástica é melhor do que os exercícios tradicionais, como caminhada ou corrida.

Diferente da natação, que consiste em percorrer uma determinada distância, boiando na água, a hidroginástica é um conjunto de exercícios aeróbicos, feitos em grupo, dentro da piscina, ao som de algum ritmo contagiante, o que torna o exercício muito divertido. Ao contrário dos exercícios feitos em academia, que muitas vezes chegam a ser entediantes.

Para as pessoas que não sabem nadar, não deve ser motivo de medo, pois a hidroginástica é feita em piscina rasa, onde a altura da água não ultrapassa os ombros.

Algumas academias dispõem de piscinas aquecidas, o que favorece a prática da hidroginástica, mesmo em dias frios, como no outono ou inverno.

Hidroginástica emagrece

Como a Hidroginástica Emagrece?

A água cria uma certa resistência aos movimentos, por isso todos os exercícios exigem um pouco de força, mas como a densidade da água faz o corpo ficar mais leve, esses movimentos de força são mais suaves.

Mesmo sendo mais suaves, os exercícios aumentam a frequência cardíaca, acelerando o metabolismo, o que proporciona a queima de gorduras.

Segundo a Clínica Mayo, a hidroginástica queima entre 400 e 600 calorias por hora, dependendo do peso do praticante.

O ganho de massa muscular magra também ajuda no aumento da taxa metabólica, fazendo com que o organismo queime mais calorias.

Outros Benefícios da Hidroginástica

  • Aumenta a capacidade respiratória.
  • Melhora e circulação sanguínea.
  • Tonifica os músculos.
  • Melhora a flexibilidade.
  • Melhora o humor, por ser uma atividade divertida.
  • Não causa lesões nas articulações. 
  • Melhora e concentração.
  • É relaxante.
  • Melhora a qualidade do sono.

A hidroginástica emagrece sim, não no mesmo ritmo dos exercícios mais intensos, mas funciona bem e é indicada para todas as faixas etárias, principalmente para idosos e gestantes.

Como qualquer outro exercício que favorece a perda de peso, a hidroginástica é um ótimo exercício para emagrecer, mas deve ser aliada a hábitos alimentares saudáveis, para potencializar os resultados. A alimentação correta é tão importante quanto os exercícios no processo de emagrecimento e para o bom funcionamento do organismo.

Uma observação para quem leva uma vida sedentária e nunca praticou a hidroginástica ou natação é consultar um médico e fazer uma avaliação cardio respiratória, antes de qualquer exercício.

Publicidade

         Método para queda de cabelos

3 Comentários em “Hidroginástica Emagrece e Tonifica os Músculos

  1. Olá, Luiz Carlos.
    Obrigado pela sua visita.
    Que bom que tenha gostado.
    Grande abraço.

  2. Gosto muito de suas apresentações. Obrigado! Fiquei mais consciente de algumas coisas, como sobre o nutrir-me do noni, e fazer hidroginástica com minha esposa.