Gorduras (Lipídios) Funções Básicas no Organismo.

As gorduras são nutrientes essenciais pertencentes a um grupo de substâncias relacionadas com ácidos graxos chamadas lipídios.

Há três grupos de lipídios:

triglicerídios, fosfolipídicos e esteróides.

Os triglicerídios constituem a maior classe de lipídios. Cerca de 95% dos lipídios presentes nos alimentos e no corpo estão em forma de gorduras.

Os fosfolipídios (lecitina, por exemplo) são parte das estruturas das membranas celulares do corpo e servem como emulsificantes.

Os esteóis (o colesterol, por exemplo) desempenham um papel na formação da bile, vitamina D, hormônios sexuais e células do cérebro e do tecido nervoso.

Lipídios e suas Funções

As funções dos lipídios são divididas em duas categorias: funções alimentares e funções fisiológicas.

Entre os lipídios que têm funções alimentares, inclui-se a gordura, que é uma forma de energia armazenada mais densa, tanto no alimento como em nosso corpo.

Os lipídios que têm funções fisiológicas incluem gorduras que são armazenadas e constituem um suprimento de reserva de energia, envolvem os órgãos corporais e atuam na termorregulação corporal.

A digestão de lipídios ocorre, principalmente, no intestino delgado. A taxa de absorção depende do transporte de lipídios através dos sistemas circulatório e linfático.

As gorduras saturadas tendem a permanecer em estado sólido à temperatura ambiente. Já as gorduras insaturadas tendem a permanecer em estado líquido à temperatura ambiente.

Leia, também:

Proteínas

Publicidade

         Método para queda de cabelos