Dieta Vegetariana para Emagrecer Vale a Pena?

A dieta vegetariana é aquela que exclui do cardápio todos os tipos de carnes. De forma geral, no prato de alguém que segue à risca o vegetarianismo, é possível encontrar verduras, legumes, frutas, cereais, entre uma série de alimentos que não são de origem animal.

Os motivos que levam uma pessoa a ser vegetariana variam de indivíduo para indivíduo. Há aqueles que optam pelo vegetarianismo para emagrecer, por questões de paladar, outros por questões de saúde e, inclusive, alguns por motivos religiosos ou por apenas não concordarem com a morte de animais.

Enfim, as razões que levam alguém a adotar tal comportamento alimentar são variadas, contudo, é sempre pertinente lembrar que uma dieta com base em vegetais possui os seus prós e contras.

Benefícios da Dieta Vegetariana

dieta-vegetarianaOs benefícios de um cardápio vegetariano são vários, entre eles está a redução de peso devido ao baixo consumo de calorias. Além disso, uma dieta vegetariana reduz o risco de contrair diabetes e doenças cardiovasculares.

Outros benefícios do vegetarianismo dizem respeito aos problemas de hipertensão (doença ocasionada pelo aumento do nível tensional do sangue) e o excesso de colesterol (gordura produzida no organismo humano, mas que também está presente em alguns alimentos de origem animal).

A limpeza que um cardápio vegetariano promove no organismo também é evidente, já que ela elimina do corpo diversas substâncias tóxicas.

Os contras do Vegetarianismo

No que diz respeito ao equilíbrio saudável, o vegetarianismo possui alguns contras. Um deles é o risco de deficiência da vitamina B12, que é responsável por manter as células vermelhas do sangue saudáveis, bem como prevenir o surgimento da anemia. Essa vitamina é encontrada, por exemplo, na carne de porco.

As proteínas, que também são encontradas na carne, também farão falta para alguém que põe no prato, apenas, verduras e cereais. As proteínas são importantes para o bom funcionamento do organismo, visto que elas são fundamentais para a construção e manutenção dos tecidos.

Além disso, vale lembrar que uma dieta vegetariana possui um caráter restritivo, já que qualquer biscoito, bolo ou alguma outra iguaria que contém alimento de origem animal será mantido a distância.

É possível, sim, ser vegetariano e manter o corpo saudável, desde que a alimentação seja equilibrada, porém, antes de recorrer ao mundo dos legumes e verduras, consulte um nutricionista.

Existe uma diferença entre o vegetarianismo e o veganismo. O vegetariano é aquele que exclui todas as carnes, inclusive a carne de peixe. O vegetariano, de uma forma geral, adota em sua alimentação os vegetais, frutas, cereais, grãos, complementando ou não com lacticínios e ovos.

Já o vegano se mantém distante de todo e qualquer produto de origem animal não apenas no âmbito gastronômico, mas também do seu cotidiano. Dessa forma, um vegano não usa roupas ou qualquer outro adereço proveniente de algum animal.

Vale lembrar que o adepto à dieta vegana se mostra contra todo tipo de exploração animal, seja para fins de cosméticos, alimentares ou de entretenimento, tais como touradas e atrações de circo.

Publicidade

         Método para queda de cabelos