Dieta Ortomolecular – O Que é e quais os Benefícios para o Organismo?

A dieta ortomolecular é baseada no equilíbrio. Promove a desintoxicação do corpo e ajuda a emagrecer.

O que é a Dieta Ortomolecular?

É um programa alimentar que visa eliminar as toxinas do corpo balanceando nutrientes e energia, através do consumo de alimentos funcionais.

Não é necessário um cardápio específico, que deva ser elaborado conforme as necessidades de cada um, a não ser àqueles que devam fazer uma mudança muito radical nos costumes alimentares. A base dessa dieta está em consumir as vitaminas, aminoácidos e os sais minerais necessários para manter a saúde em ordem.

Alimentos da Dieta Ortomolecular

Os principais alimentos indicados, são aqueles cuja função antioxidante ajudam a combater a ação nociva dos radicais livres. Alguns dos itens que fazem parte da dieta são: soja, grão de bico, linhaça, cereais integrais, aveia, amêndoa, castanha-do-pará, carne vermelha magra, peixes, frutos do mar, legumes, verduras frescas e, principalmente frutas.

O consumo de água também é muito importante para sucesso da dieta ortomolecular, já que ela ajuda na desintoxicação e no bom funcionamento do organismo. Porém, o ideal é que não se consuma água durante as refeições.

Existem restrições?

Alguns alimentos também devem ser evitados, como aqueles que possuem gordura saturada (carnes gordas e frituras, por exemplo), pão branco, bolos e biscoitos que não sejam feitos de farinha integral e açúcar, pois o excesso desses ingredientes pode aumentar o colesterol e facilitar a ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes etc.

A Dieta Ortomolecular Emagrece?

A dieta ortomolecular pode ajudar a perder até 1 quilo por semana e deixa a pele mais saudável e bonita.

Algumas pessoas ainda tem em mente a palavra “dieta” como algo negativo, porque parece uma imposição, um regime obrigatório. Na verdade, o que nosso corpo precisa é uma maior variedade de alimentos naturais e menos alimentos industrializados e processados com produtos químicos. Além da prática de exercícios regulares, que queimam as gorduras extras.

Dieta-ortomolecular-emagrece-e-desintoxica

Veja algumas dicas que garantem os benefícios da dieta ortomolecular.

  • Não armazenar alimentos na geladeira por mais de três dias
  • Não cozinhar demais os alimentos, principalmente os vegetais
  • Alternar os tipos de alimentos, consumir alimentos diferentes a cada dia
  • Fazer exames regularmente
  • Não se alimentar em intervalos muito curtos e não comer grandes quantidades de uma só vez
  • Não comer com pressa e não pular refeições
  • Não tomar líquido durante as refeições
  • Praticar atividade física

Nosso corpo não vai deixar de absorver toxinas, elas estão presentes por toda a parte, inclusive no ar que respiramos. Apenas devemos ajudar nosso organismo a se livrar dessas “coisinhas ruins”. A saúde agradece.

Adeus Celulite

Compartilhar: