Dieta da Clara de Ovo, Como Fazer, Prós e Contras

A dieta da clara de ovo é considerada uma das mais eficazes para quem quer emagrecer rápido. Porém, como toda dieta de emergência, ela tem seus prós e seus contras, porque é baseada no consumo de clara de ovo e batata cozida, apenas.

Você já sabe que o ovo é um dos alimentos mais saudáveis na nossa nutrição. Contém todos os nutrientes necessários para o corpo, como vitaminas E, B, ferro e sais minerais, apenas a vitamina C não está presente em sua composição.

Veja o artigo sobre os benefícios do ovo para a saúde.

Conheça melhor, alguns detalhes da dieta da clara de ovo e veja se é uma boa opção para você.

Benefícios da Clara do Ovo.

A clara de ovo tem uma taxa muito baixa de calorias e fornece uma quantidade considerável de proteína, especificamente a albumina, muito utilizada por atletas para o ganho de massa muscular e mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, a clara do ovo é rica em minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo como:

  • Ácido fólico,
  • Cálcio,
  • Ferro,
  • Fósforo,
  • Magnésio e
  • Potássio.

Vitaminas:

  • B2 (riboflavina) – atua na metabolização dos carboidratos, gorduras e proteínas. Age na cicatrização de lesões e ajuda manter a pele, unhas e cabelos fortes.
  • B12 – Atua na formação de novas células e evita a anemia.

Já a batata cozida contém os carboidratos, que fornecem energia para o bom funcionamento do organismo.

Veja Também:  Dieta Mediterrânea

Cardápio da Dieta da Clara de Ovo.

O cardápio é bastante simples, basta consumir as claras cozidas ou fritas (em azeite), acompanhadas de batatas (inglesas ou doces) assadas, na quantidade que satisfaça sua fome.

Vantagem da Dieta da Clara de Ovo.

A única vantagem é que ela realmente funciona e pode fazer a pessoa perder uma média de 3 kg por semana, devido à baixa ingestão de gorduras, que não ficariam estocadas no organismo.

Desvantagens da Dieta da Clara de Ovo.

Por ser baseada, unicamente, no consumo de dois ingredientes, o corpo acaba sofrendo a falta de outros nutrientes essenciais, como fibras e diversas outras vitaminas e sais minerais, além de ser muito monótona e cansativa.

A dieta da clara de ovo é mais uma dieta de emergência. Ela não estimula o bom hábito alimentar. O emagrecimento rápido que ela promove, favorece o tal “efeito sanfona”.

O mais indicado é uma reeducação alimentar e seguir uma dieta balanceada e equilibrada, para emagrecer e atingir o peso ideal de forma gradativa, porém saudável, segura e duradoura.

Se você tem pressa de emagrecer, a dieta da clara de ovo pode te ajudar, porém, assim como qualquer dieta de emergência, não é o método mais saudável.

 

Adeus Celulite

Compartilhar: