Chá Vermelho – Camellia Sinensis – Emagrece e Desintoxica Além de Vários Benefícios.

O Chá Vermelho, feito à partir da Camellia Sinensis, a mesma planta de onde são extraídos os chás verde e chá branco, emagrece porque acelera o metabolismo e o corpo passa a queimar mais calorias. Por isso o chá vermelho é conhecido como “devorador de gorduras”.

Mas o emagrecimento não é o único benefício do chá vermelho (Camellia Sinensis), ele é rico em vitamina C, sais minerais e antioxidantes. Ajuda a desintoxicar o organismo, evita a retenção de líquidos, reduz o colesterol ruim, facilita a digestão e atua como antidepressivo.

O Chá Vermelho (Camellia Sinensis), muito consumido na China, onde é conhecido como Pu-Erh, chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já é considerado um poderoso aliado nas dietas de emagrecimento e com efeito bastante positivo na eliminação dos radicais livres, diminuindo o desgaste celular e retardando o processo de envelhecimento.

A diferença entre o Chá Vermelho e seus “irmãos” (chá verde, matcha e chá branco) é que, apesar de serem extraídos da mesma planta (Camellia Sinensis), o processo de maturação das folhas é mais longo, as folhas são prensadas e guardadas em barris, em condições espaciais, o faz com que seu sabor seja mais “forte” sem ser amargo e ele possui mais cafeína, por isso é mais estimulante.

cha_vermenho-camellia-sinensis

Propriedades e Benefícios do Chá Vermelho.

  • Contém alto teor de cafeína, termogênico que acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura;
  • Rico em vitaminas C, K, B1 e B2;
  • Rico em polifenóis e flavonóides, antioxidantes que protegem as células do corpo dos efeitos dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento;
  • Atua na redução dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos;
  • Facilita a digestão;
  • Promove uma maior sensação de saciedade, diminuindo a fome;
  • É diurético, pois diminui a retenção de líquidos eliminando o inchaço e a sensação de “corpo pesado”.
  • Não foi comprovado cientificamente, mas alguns estudos indicam que o chá vermelho tem efeito antidepressivo. Ele age diretamente nos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e tem efeito positivo no combate à depressão.

O Chá Vermelho (Camellia Sinensis) Emagrece?

Para um melhor aproveitamento dos efeitos emagrecedores do chá vermelho, a recomendação é que se consuma, no mínimo, 4 xícaras por dia.

Cuidados ao consumir o Chá Vermelho (Camellia Sinensis)

Mesmo sendo um produto natural, alguns cuidados devem ser observados. O seu consumo excessivo pode causar insônia, cálculos renais e intensificar os sintomas da TPM. O chá vermelho também é contra indicado para gestantes e pessoas com histórico de gastrite e arritmia cardíaca. 

O consumo do chá vermelho, à noite, também deve ser evitado devido ao alto teor de cafeína, que tem efeito estimulante que tira o sono.

Como Preparar o Chá Vermelho (Camellia Sinensis)?

Medida: 

Para cada xícara de água (200 ml), adicionar 1 colher de sopa rasa.

Cuidado no preparo:

Coloque a água no fogo, mas quando começar a ferver (borbulhas se formando no fundo do recipiente), adicione o chá, apague o fogo e tampe. Deixe descansar entre 3 a 5 minutos. Agora é só coar e tomar.

Onde Comprar o Chá Vermelho?

Você pode encontrar em casas de produtos naturais ou na internet.

Publicidade

         Método para queda de cabelos

2 Comentários em “Chá Vermelho – Camellia Sinensis – Emagrece e Desintoxica Além de Vários Benefícios.

  1. preciso perder trinta quilos. pressão alta, problema renal,cento e trinta e tres kilos.