Hortelã – Para que Serve, Quais os Benefícios do Chá?

O chá de hortelã geralmente já está entre os nossos preferidos, uma vez que ele é extremamente saboroso e refrescante ao mesmo tempo. Porém, as suas propriedades, nem sempre conhecidas, garantem uma série de benefícios para o corpo humano. Que tal conhecemos um pouco mais sobre esse assunto?

Propriedades e Benefícios do Chá de hortelã

O chá de hortelã é um ótimo parceiro principalmente contra a má digestão, pois ele diminui os enjoos, os vômitos e náuseas de uma forma geral.

Existem dois tipos de hortelã – a comum e conhecida como hortelã-verde (Mentha spicata) e outra, menos conhecida mas que também conta com ótimas propriedades – a hortelã-pimenta (Mentha x piperita). Essa segunda opção é mais indicada para limpar os pulmões e por isso é complementar no tratamento de resfriados com tosse e em casos de gripe, por exemplo.

Hortelã comum

Uma xícara de chá de hortelã-verde já é o suficiente para aliviar alguma dor no estômago e livrar o organismo da azia, por exemplo. Complementar a isso, o chá também serve para aumentar o foco mental. Por isso, ele é considerado um ótimo ‘calmante’ para momentos de estresse.

Ele aumenta o desempenho natural da memória e aumenta a concentração – principalmente na hora de dirigir ou de estudar, por exemplo.

Também é uma ótima alternativa para o mau hálito e para tratamento de tosses e de congestões nasais, ajuda na circulação do sangue, é benéfico para a pele, protege os dentes e ainda atua como coadjuvante na remoção de toxinas pelo nosso corpo.

Veja Também:  Chá de Espinheira Santa Para Que Serve? Benefícios

Hortelã pimenta

Já esse tipo de hortelã, que é o resultado do cruzamento de duas espécies: a Mentha aquatica e a Mentha spicata oferece uma extensão ainda maior de benefícios, tais como o tratamento de resfriados e auxílio na digestão de alimentos com alto teor de gordura, por exemplo. Ele também é coadjuvante no tratamento de dores de garganta e tosse.

Para as mulheres, o chá de hortelã-pimenta ajuda na cólica menstrual, aliviando os seus efeitos. Também diminui as dores, acalma a produção dos gases naturais pelo organismo e diminui os enjoos.

Contra indicação do Chá de Hortelã.

O chá de hortelã não é indicado para mulheres grávidas, uma vez que pode relaxar demais o útero. Em excesso ele também pode causar dores musculares, cólicas, sonolência, tremores e diarreia.

O mais indicado é o consumo de duas a três xícaras (150 ml) de chá de hortelã por dia, para evitar os efeitos citados acima.

Adeus Celulite

Compartilhar: