Chá de Hibisco Para que Serve e Como Fazer

Se você adora inserir novos aliados no seu cardápio diário para cuidar do corpo, tanto em relação à saúde, quanto à estética, certamente vai querer saber tudo sobre o chá de hibisco! O que é, como preparar a bebida, como tomar, quais são os seus reais benefícios e suas propriedades medicinais, se ajuda no emagrecimento ou se não passa de mito e outras questões.

Se a curiosidade bateu, tire todas essas dúvidas a seguir!

O que é o chá de hibisco?

Hibiscus Sabdariffa Benefícios e PropriedadesÉ uma bebida preparada com a parte do cálice do botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Essa planta é originária da África tropical, mas começou a ser cultivada também na Ásia e na América Central graças às condições climáticas que lhe eram favoráveis. No Brasil, a hipótese mais aceita é que o hibisco tenha chegado por meio dos escravos africanos.

Além de ser usado para preparar um chá poderoso, em alguns locais, como no nordeste brasileiro, o hibisco também é usado em pratos típicos, mas nesse caso, as folhas são as partes favoritas.

 

Para que serve o chá de hibisco?

Quem bebe esse chá regularmente pode aproveitar as vantagens que ele oferece ao organismo. Temos como exemplo o fato de que evita o acúmulo de gordura no corpo! Uma pesquisa já demonstrou que o hibisco reduz um processo de maturação celular, por meio do qual as chamadas células pré-adipócitas são convertidas em adipócitos maduros, que por sua vez, são armazenados como gordura. Portanto, quando associado a hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, o chá de hibisco é, sim, um aliado na luta pela perda de peso!

Benefícios e Propriedades do Chá de Hibisco

Mas os seus benefícios não param por aí: esse chá também é muito indicado para quem sofre com a retenção de líquidos e, por consequência, com o inchaço, graças ao seu efeito diurético, relacionado com a capacidade de auxiliar no equilíbrio eletrolítico do organismo.

Outro ponto positivo do hibisco, que merece ser citado, é a presença de vitaminas B1 e B2, que são fundamentais para favorecer o metabolismo do oxigênio e da glicose nas células. Elas também atuam diretamente nos neurônios, aprimorando a funcionalidade deles.

E se você sofre com a hipertensão arterial, vale a pena saber que um estudo divulgado no Journal of Nutrition revelou que o chá de hibisco ajuda a reduzir a pressão. A conclusão foi obtida depois de uma análise com mais de 60 pacientes, que, devido às propriedades medicinais do hibisco, tiveram os níveis da pressão arterial diminuídos com o consumo correto do chá.

Como se tudo isso já não bastasse, o chá de hibisco também pode ajudar você a manter o seu colesterol sob controle, diminuindo a taxa de LDL (colesterol ruim) e elevando a taxa de HDL (colesterol bom).

 

Como fazer e tomar o chá de hibisco?

Para preparar o chá, você deve ferver 200 ml de água e acrescentar cerca de 5 gramas do chá. Deixe a mistura no fogo por aproximadamente 3 minutos e então ela estará pronta para ser consumida. A quantidade recomendada é justamente essa, 200 ml por dia.

Plano Detox Caps - Rosi Feliciano
Plano DETOX CAPS – Active Green e Lipo 4X. Emagreça Naturalmente!

 

Publicidade

         Método para queda de cabelos

10 Comentários em “Chá de Hibisco Para que Serve e Como Fazer

  1. Olá, Joaquim.
    Obrigado pela sua visita.
    Segundo pesquisas, o chá de hibisco ajuda a diminuir a pressão arterial, devido à sua ação diurética e, também, tem efeito vasodilatador por causa da ação de alguns flavonóides contidos na composição da planta.
    Vale lembrar que, quem tem pressão baixa deve evitar seu consumo e quem tem pressão alta e toma algum tipo de medicamento, também deve evitar seu uso.
    Grande abraço.

  2. Bati numa tecla errada e perdi o meu comentário. Por que não publicam as respostas. Ele é bom para a pressão? É vasodilatador? Minhas perguntas estão fora do propósito? Obrigado.

  3. Olá, Welba.
    Obrigado pela sua visita.
    Apesar de todos os benefícios do chá, cada corpo pode reagir de forma única. Por isso o ideal é que você consulte um médico, para avaliar seu histórico e evitar quaisquer tipos de riscos, em caso de amamentação.
    Boa sorte.

  4. Pretendo tomar o chá de hibisto, mas amamento a minha filha de uma ano e sete meses. Pode causar algum dano a ela?

  5. O cha de hibisco e bom pra perder barriga,e quais outros beneficios que ele tem

  6. Bom, eu todmo o chá de hibisco a cerca de 1 mês e já perdi 3kg. Tomo de maneira diferente. Aqueço 1 L de água até o ponto de fervura, desligo o fogo e acrescento 2 com de sopa do hibisco seco, 2 paus de canela e rodelas de gengibre e deixo em infusão por 5 a 10 minutos. Deixo esfriar, levo a geladeira e vou tomando ao longo do dia e 30 minutos antes das refeições . Associado a uma reeducação alimentar, exercícios físicos e grande ingestão de água, da resultados sim.