Araticum Fruta típica do Serrado – Benefícios e Propriedades

Você conhece a fruta Araticum-do-Cerrado? Se a resposta for não, então você não sabe o que está perdendo, pois, esta fruta nativa do cerrado brasileiro, é extremamente benéfica para a nossa saúde, devido as suas propriedades medicinais. Continue neste artigo para conferir 8 benefícios do araticum para a saúde!

A árvore que dá origem a fruta, pode chegar até 8 metros de altura, contando com frutos de até 2kg. Embora a fruta ainda não marque tanta presença na mesa dos brasileiros, ela deveria, uma vez que a presença de vitaminas do complexo B, vitamina A e diversos outros minerais, ajudam no combate de doenças, melhora a qualidade de vida e até ajuda no emagrecimento.

E as vantagens da fruta não param por aí. Confira abaixo outros 8 benefícios do araticum para a saúde:

Propriedades da fruta Araticum

Antes de citarmos os benefícios do araticum, é importante sabermos a origem de cada um deles. Como já falamos no início deste artigo, o araticum, além de ser saboroso, também é composto por diversos nutrientes. Entre eles, podemos destacar:

  • Vitamina A
  • Vitaminas do Complexo B (B1, B2, B6, B5, entre outras)
  • Vitamina C
  • Cálcio
  • Ferro
  • Potássio
  • Magnésio
  • Fósforo

Sem contar que, o araticum, também é uma fonte poderosa de energia e com pouca gordura, o que contribui para a saúde. Agora que você já conhece o valor nutricional que essa fruta pode promover, confira os benefícios abaixo!

Araticum do Cerrado Benefícios

  1. Combate e previne a anemia: O araticum, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.
  2. Melhora o funcionamento do intestino: As sementes do araticum são usadas por muitos para combater a prisão de ventre. Porém, apenas o fruto, se consumido regularmente, pode melhorar o sistema digestivo e soltar o intestino.
  3. Ajuda a combater a retenção de líquidos: Os sucos e os chás feitos com a casca do araticum são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.
  4. Alivia dores de cabeça: Sofre com dores de cabeça constantes? A temida enxaqueca pode ser aliviada com algumas folhas da árvore umedecidas e colocadas sobre a testa.
  5. Combate o envelhecimento precoce: Por ser uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, o araticum luta contra os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.
  6. Mantém os cabelos com vida: Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, o araticum, por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios.
  7. Previne a artrite: O magnésio presente no araticum age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo.
  8. Ajuda no processo de emagrecimento: Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias.

Agora que você já conheceu os 8 benefícios do araticum para a saúde, inclua este alimento na sua dieta!

 

Publicidade

         Método para queda de cabelos