Amêndoas – Benefícios para o Organismo

A amêndoa, semente do fruto da amendoeira, é de fácil aproveitamento no cardápio do homem. Coberta por uma pele fina e acastanhada, envolvida numa casca dura que protege a semente, ela é uma ótima opção para combinar em sua dieta, garantindo vários benefícios à saúde. As amêndoas podem ser classificadas em doces e amargas, sendo as primeiras de grande variedade comestível e as amargas utilizadas para fabricação de óleos de amêndoas, utilizados como agentes de condimento para alimentos e licores.

O que são Amêndoas?


As amêndoas são como frutos secos, sementes do fruto da amendoeira, parentes dos pêssegos e das cerejas. Utilizados tanto na culinária quanto na fabricação do óleo de amêndoas, estas colaboram ativamente na rotina alimentar humana, trabalhando com altas quantidades de nutrientes fundamentais para o organismo.

Entre as maiores qualidades das amêndoas, podemos destacar o manganésio, a vitamina E, o magnésio, os triptofanos, o cobre, a vitamina B2 (ou riboflavina) e o fósforo, em quantidades adequadas e densidade forte. Além de tudo isso, contam com um alto potencial energético, detendo alta taxa calórica. 

As amêndoas são muito utilizadas na confecção de doces, bolos e tortas, especialmente na fabricação de bombons e chocolates. A amêndoa também pode ser encontrada no ramo estético, trabalhando seus óleos e essências de acordo com determinadas funções medicinais e cosméticas.

amendoasBenefícios das Amêndoas

A amêndoa gera vários benefícios à saúde do homem, cooperando com o bem estar do ser humano e contribuindo com seu desenvolvimento. Entre os principais benefícios que proporciona à saúde, podemos destacar a tonificação do sistema nervoso, diminuição do colesterol, prevenção contra a afecção cardíaca (evitando problemas relacionados ao coração), prevenção contra as afecções ósseas, prevenção contra diabetes e o bem estar durante a gravidez e a lactação.

Amêndoas Emagrecem?

As amêndoas, castanhas e nozes carregam muitos nutrientes e são ótimos parceiros na ajuda para o emagrecimento. Aliadas à uma dieta adequada, as amêndoas auxiliam na perda de peso, garantindo o bom condicionamento físico e o bem estar. Ricas em gorduras monoinsaturadas, as amêndoas ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue e a ativar o metabolismo para a queima de gorduras, eliminando o excesso de peso que compromete a saúde do indivíduo.

Várias dietas trabalham ao lado das amêndoas para garantir o emagrecimento. Entre elas, podemos manter uma base para controlar o consumo de amêndoas e trabalhar o emagrecimento. Para utiliza-las no seu cardápio, é necessário inseri-las de forma criativa, misturando as sementes com diferentes pratos em todas as suas refeições.

Para começar uma dieta aliada às amêndoas, inicie pelo café da manhã: Na primeira refeição do dia, misture amêndoas, nozes ou castanhas trituradas no iogurte ou cereal. Nos lanches, é uma boa ideia separar um pote pequeno a quantidade permitida e comer durante o dia, nos intervalos entre as refeições principais.

Nas refeições como almoço e jantar, adicione castanhas raladas ou em lascas nas saladas e sopas. Os pratos acabam ficando mais encorpados e adquirindo uma textura diversificada. Por fim, como aperitivo, consuma pistache, amêndoas, amendoim e castanha de caju, controlando a quantidade.

Veja também:

Curso Brigadeiros Gourmet  Vencendo a Calvície

acupuntura coreana da mão