A Água e a Saúde – Conheça seus Benefícios para o Corpo!

Apesar de ser uma informação muito divulgada, muitas pessoas ainda negligenciam a importância da água para a saúde.

Muitas pessoas sofrem diversos problemas, agravados pela desidratação, simplesmente porque esquecem (alguns nem gostam) de tomar, diariamente, a quantidade necessária de água para que o corpo funcione plenamente.

Para que Serve a Água no Organismo

Como sabemos, dois terços do nosso organismo são compostos de água, elemento imprescindível para a existência pois transporta os nutrientes e o oxigênio presentes na correntes sanguínea para todas as células do corpo e elimina as toxinas e os produtos residuais dos tecidos.

Ela ainda regula o metabolismo, a temperatura do corpo e auxilia na digestão de alimentos. É responsável ainda pela lubrificação, que faz com que os músculos e as articulações se movimentem de maneira eficaz e sem esforço.

A água funciona como um combustível que abastece o reservatório de energia do corpo, pois o processo metabólico exige um suprimento constante desse liquido para funcionar de maneira adequada e suficiente.

O nosso organismo perde água o tempo todo ao realizar nossas atividades diárias, sem importar se praticamos esporte ou mantemos uma vida sedentária. Por isso a importância de sempre estarmos abastecendo para que nosso organismo compense essas perdas.

Água Ajuda a Emagrecer?

Como não possui caloria e satisfaz a fome, pois é bastante importante lembrar que a sensação de fome e de sede são bem parecidas, antes de ir comendo logo, tome um copo de água e aguarde um pouco para ver se passa essa sensação de fome, a água é o melhor alimento para uma dieta.

A desidratação pode dar a sensação de fome, o estomago vazio é resultado tanto da falta de alimento como de água. Então, tomar água antes de comer é uma ótima opção de controle de apetite evitar uma ingestão excessiva de calorias.

Beber Muita Água Engorda?

Alguns afirmam que beber mais água do que o necessário pode engordar, mas afinal, quem consegue beber muita água sem sentir sede?

Porém, ingerir água durante as refeições pode ajudar a engordar, pois o estômago é como uma bexiga que se expande com o conteúdo. Então, beber água junto com a comida faz o estômago dilatar com o tempo, cabendo cada vez mais alimentos, diminuindo a sensação de saciedade.

Á gua e a saúde

Vários estudos nos mostram que para mantermos a saúde devemos tomar de 8 a 10 copos de água por dia, quantidade essa necessária apenas para a hidratação diária normal.

Quando fazemos exercício essa quantidade deve aumentar, variando de a cordo com o nível de exercício praticado. Beba um copo e meio meia hora antes de se exercitar e não deixe de hidratar o corpo cada 15 minutos de exercícios moderados e, principalmente, ao praticar exercícios intensos.

O álcool e a cafeina podem acelerar o metabolismo e ocasionar a uma desidratação. Alimentos tais como frutas, sopas, hortaliças, gelatina, iogurte e outros líquidos podem suprir a necessidade diária de água.

Então fica a dica, a água é extremamente fundamental em todos os sistemas do nosso organismo, portanto abuse dela.

Adeus Celulite

Compartilhar: